sexta-feira, 4 de junho de 2010

A aprendizagem por e-learning

Com a crescente oferta, nas últimas três décadas, do uso do computador para fins educativos, o papel do professor torna-se centro de discussões a cerca do processo de ensino-aprendizagem. Alguns pedagogos discorrem sobre este processo, conceituando-o “Ensinar é fazer com que os estudantes pensem”. (Kenneth Eble 1994 / a reflexão na ação em que Shon (1983) sublinha a importância de levar o estudante a refletir partir da prática docente ou ainda o ensinar enquanto incentivo a autonomia de cada indivíduo, segundo Freire / 1996).
Neste Sistema Educacional mediado pelo computador, torna-se necessária uma nova prática educacional, pois diferente do ensino presencial os limite geográficos e temporais quase inexistem. Portanto, esta modalidade requer técnicas de ensino que se adéqüem a ela e, ainda, sugere uma reflexão sobre o papel do professor neste Sistema.
Dentro destas questões o professor Lúcio Teles realizou uma pesquisa nos centros de Excelência em tele aprendizagem, consórcio de várias universidades, empresas e governos provinciais e federal no Canadá sobre ambientes on-line, com o propósito de expandir o uso do ensino on-line.
É comum conceituar a aprendizagem virtual como colaborativa, mas na verdade ela não é, uma vez que o professor a partir do planejamento de sua disciplina, tem o papel preponderante ativo e gerencia a sala de aula virtual, sendo seu papel determinante no grau de aprendizagem dos alunos.
Partindo destas premissas Lucio Teles escolheu, em sua pesquisa na Universidade de Linon Franser disciplinas onde a participação dos estudantes nas tarefas de aprendizagem era significativa, bem como em sua avaliação final. Esta pesquisa foi pautada em quatro categorias de funções: pedagógica, gerenciamento, suporte técnico e suporte social, sendo transcritos e codificados os atos dos professores.
Nesta pesquisa foi possível observar que as postagens dos professores continham mais códigos pedagógicos e de gerenciamento do que técnicos e sociais. Verificou-se ainda, que a demanda de estudantes aumentou, mas a postagem dos professores permaneceu constante.

Ambientes colaborativos on-line
Dentre as várias características das salas de aula colaborativas on-line, Warschauer (1997) e Harasim et al (2005) destacam:
a) A combinação entre grupos, ex: aluno – aluno
b) A inexistência de barreiras temporais e/ou geográficas, o que facilita seu desenvolvimento no que tange a reflexão crítica.
c) A interação via computador desenvolve a capacidade organizacional na exposição de idéias, uma vez que estas têm de ser na forma escrita e de forma inteligível.

Estas características induzem a uma mudança no cenário do ensino tradicional, pois se no presencial o centro é o professor que domina maior parte do tempo de aula com suas palestras expositivas, no ensino on-line o espaço é colaborativo e, portanto, os alunos postam bem mais mensagens do que o professor, o que nos remete a um novo papel do professor.

2 comentários:

  1. Olá! Gostaria de saber sua opinião sobre o seguinte
    E se a formato de esino tradicional for exercido de forma colaborativa

    ResponderExcluir
  2. Olá Anderson!

    O aluno de hoje, ou melhor, ouso dizer o ser humano de hoje, não mais se adpta ou se interessa pelo ensino dito nos moldes "tradicionais por excelência" uma vez que o desenvolvimento tecnológico nos traz um desenvolvimento cognitivo cada vez mais prematuro e, consequentemente mais crítico. Portanto a educação do seculo XXI, incluo aqui todos os níveis educacionais, deve ser de forma colaborativa pois assim, nós enquanto educadores desenvolveremos indivíduos que se descobrem capazes de pensar e, ainda, desenvolvendo em si suas habilidades.
    Penso que este é o desafio do professor desta nova geração, mas que tomemos coinsciência deste nosso papel e passemos "expositores" a "facilitadores" educacionais.

    Abçs,

    ResponderExcluir