sexta-feira, 4 de junho de 2010

A aprendizagem por e-learning

Com a crescente oferta, nas últimas três décadas, do uso do computador para fins educativos, o papel do professor torna-se centro de discussões a cerca do processo de ensino-aprendizagem. Alguns pedagogos discorrem sobre este processo, conceituando-o “Ensinar é fazer com que os estudantes pensem”. (Kenneth Eble 1994 / a reflexão na ação em que Shon (1983) sublinha a importância de levar o estudante a refletir partir da prática docente ou ainda o ensinar enquanto incentivo a autonomia de cada indivíduo, segundo Freire / 1996).
Neste Sistema Educacional mediado pelo computador, torna-se necessária uma nova prática educacional, pois diferente do ensino presencial os limite geográficos e temporais quase inexistem. Portanto, esta modalidade requer técnicas de ensino que se adéqüem a ela e, ainda, sugere uma reflexão sobre o papel do professor neste Sistema.
Dentro destas questões o professor Lúcio Teles realizou uma pesquisa nos centros de Excelência em tele aprendizagem, consórcio de várias universidades, empresas e governos provinciais e federal no Canadá sobre ambientes on-line, com o propósito de expandir o uso do ensino on-line.
É comum conceituar a aprendizagem virtual como colaborativa, mas na verdade ela não é, uma vez que o professor a partir do planejamento de sua disciplina, tem o papel preponderante ativo e gerencia a sala de aula virtual, sendo seu papel determinante no grau de aprendizagem dos alunos.
Partindo destas premissas Lucio Teles escolheu, em sua pesquisa na Universidade de Linon Franser disciplinas onde a participação dos estudantes nas tarefas de aprendizagem era significativa, bem como em sua avaliação final. Esta pesquisa foi pautada em quatro categorias de funções: pedagógica, gerenciamento, suporte técnico e suporte social, sendo transcritos e codificados os atos dos professores.
Nesta pesquisa foi possível observar que as postagens dos professores continham mais códigos pedagógicos e de gerenciamento do que técnicos e sociais. Verificou-se ainda, que a demanda de estudantes aumentou, mas a postagem dos professores permaneceu constante.

Ambientes colaborativos on-line
Dentre as várias características das salas de aula colaborativas on-line, Warschauer (1997) e Harasim et al (2005) destacam:
a) A combinação entre grupos, ex: aluno – aluno
b) A inexistência de barreiras temporais e/ou geográficas, o que facilita seu desenvolvimento no que tange a reflexão crítica.
c) A interação via computador desenvolve a capacidade organizacional na exposição de idéias, uma vez que estas têm de ser na forma escrita e de forma inteligível.

Estas características induzem a uma mudança no cenário do ensino tradicional, pois se no presencial o centro é o professor que domina maior parte do tempo de aula com suas palestras expositivas, no ensino on-line o espaço é colaborativo e, portanto, os alunos postam bem mais mensagens do que o professor, o que nos remete a um novo papel do professor.